Quem somos

Subscrever a nossa Newsletter

captcha 

em diálogo com Francisco e Clara

CCFMC
Comprehensive Course on the Franciscan Mission Charism

Viver franciscanamente – hoje

O ano de 2011 vai ser um ano importante para a família mundial do CCFMC, relembrando os princípios deste projeto franciscano único. Em 1981, reuniu-se, pela primeira vez, o novo "Conselho Internacional de Missões dos Franciscanos", em Roma. O tema da reunião foi a "dimensão missionária do nosso carisma." Participaram na reunião os promotores da evangelização missionária de todas as regiões do mundo. Houve unanimidade em que este aspecto quase não tem importância na formação dos jovens irmãos. Consequentemente, foram procurados meios para reverter esta situação. Finalmente, o comitê executivo eleito pela assembleia foi incumbido de elaborar um "Curso Básico sobre o Carisma Missionário Franciscano".

CBCMF

Lern- und ReflexionsprogrammO objetivo do curso seria, portanto, tornar este carisma mais conhecido e acessível, demonstrando como é vivido nas diferentes comunidades franciscanas e nas distintas culturas.

No Brasil, o curso recebeu o título Curso Básico sobre o Carisma Missionário Franciscano, com a abreviação CBCMF. A nível mundial é conhecido sob a sigla da versão inglesa: CCFMC, a saber: Comprehensive Course on the Franciscan Mission Charism.

Para quem deseja estudar o CBCMF, recomenda-se procurar aprender, mas de preferência a querer ensinar. Trata-se de promover o diálogo intercultural, aberto para acolher os estímulos e sugestões que chegam de famílias franciscanas vivendo em outros continentes e culturas. Com entusiasmo e bons resultados, o CBCMF já foi usado por milhares de irmãs e irmãos no mundo inteiro.

Desde o princípio, porém, era inevitável que o curso apresentasse, inadvertidamente, certos limites e lacunas culturais. No decorrer dos anos surgiram também novos enfoques temáticos importantes que chegaram a exercer uma influência considerável sobre a maneira de reagir aos desafios que questionam a nossa espiritualidade. Portanto, uma reelaboração fundamental do CBCMF tornou-se imprescindível.

Para encaminhar este trabalho, foi iniciado um processo dialogal. Durante dois anos, irmãs e irmãos de todos os continentes refletiram sobre os pontos-chave mais significativos dos temas centrais do curso. Os resultados destas reflexões foram recolhidos, comparados e confrontados entre si durante um congresso que se realizou em Assis, no ano de 1994.

Em seguida, uma equipe de língua alemã foi encarregada da tarefa de redigir a nova versão do curso. O Team-2resultado desta iniciativa está agora traduzida no Português.

pdfUm_Projeto_fascinante.pdf31.41 KB