Actualidade

Cardeal Parolin: 4 anos com Francisco, o Papa da "reforma do coração"

Card. Parolin und PapstCidade do Vaticano (RV) - Celebra-se nesta segunda-feira (13/03) o quarto aniversário da eleição do Papa Francisco. Quatro anos vividos com intensidade pelo Pastor que veio de longe e que está realizando uma obra profunda de renovação da Igreja.

Este quarto ano foi denso de momentos e documentos do magistério. Foi o ano da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e do abraço histórico com o Patriarca Kirill em Cuba, o ano da JMJ de Cracóvia, e da visita ao campo de concentração de Auschwitz, da canonização de Madre Teresa de Calcutá e da viagem ecumênica a Lund, na Suécia, pelos 500 anos da Reforma Protestante.

Leer mais:

Papa: sem a mulher não há harmonia no mundo

Papst in Santa MartaCidade do Vaticano (RV) – O Papa iniciou suas atividades nesta quinta-feira (09/02) celebrando a missa na capela da Casa Marta. “Sem a mulher não há harmonia no mundo”, disse o Papa na homilia, centralizada na figura da mulher a partir da Criação narrada no Livro do Gênesis.

O homem estava só, então o Senhor lhe tirou uma costela e fez a mulher, que o homem reconheceu como carne de sua carne. “Mas antes de vê-la – disse o Papa – a sonhou”: “para entender uma mulher é necessário antes sonhá-la”, explicou Francisco.

Leer mais:

Bispos estadunidenses: matrimônio é construção do bem comum

CELAMWashington (RV) - Um homem que constrói uma casa, tijolo por tijolo, com amor e paciência: essa é a imagem de abertura do vídeo preparado pela Conferência Episcopal dos EUA para reiterar a importância da família.

Importância do matrimônio entre homem e mulher
Idealizado, em particular, pela Subcomissão episcopal para a promoção e a defesa do matrimônio, presidida por Dom James D. Conley, o vídeo intitula-se “Feito para o bem comum” e apresenta testemunhos de especialistas em vários setores, os quais ressaltam a importância do matrimônio entre homem e mulher, tanto para os filhos quanto para a sociedade em geral.

Leer mais

Faleceu o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

Kardinal ArnsSão Paulo (RV) - Comunico, com imenso pesar, que no dia 14 de dezembro de 2016, às 11:45, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, entregou sua vida a Deus, depois de tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo.

Louvemos e agradeçamos ao “Altíssimo, onipotente e bom Senhor” pelos 95 anos de vida de Dom Paulo, seus 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato.

Leer mais

Carta Apostólica: Papa conclui Jubileu indicando perdão e caridade

Carta apostolicaCidade do Vaticano (RV) – “Misericórdia e mísera” é o título da Carta Apostólica do Papa Francisco publicada ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

A carta, disponível em português, é dividida em 22 pontos e começa com a explicação do título: misericórdia e mísera são as duas palavras que Santo Agostinho utiliza para descrever o encontro de Jesus com a adúltera.
“Esta página do Evangelho pode ser considerada como ícone de tudo o que celebramos no Ano Santo. (...) No centro, não temos a lei e a justiça legal, mas o amor de Deus. (...) Não se encontram o pecado e o juízo em abstrato, mas uma pecadora e o Salvador. (...) A miséria do pecado foi revestida pela misericórdia do amor”, escreve o Pontífice.

Leer mais

JUBILEE AUDIENCE: On Inclusio

Papst am Ende des Jahres der Barmherzigkeit‘This aspect of mercy, inclusion, is manifested in opening one’s arms wide to receive without excluding, without classifying others on the basis of their social condition, language, race, culture or religion: before us there is only a person to be loved as God loves him.’

Beow is a ZENIT working translation of Pope Francis’ address during his Jubilee Audience that was held Saturday morning in Saint Peter’s Square, a meeting that Francis decided to hold for pilgrims and faithful coming to Rome for the Jubilee of Mercy. This marked the last Jubilee audience of the Holy Year.

Leer mais: