FESTA DE SÃO FRANCISCO

 
ptheader
---
 

FESTA DE SÃO FRANCISCO

  „Laudato si“ e Francisco de Assis 

 

franziskus 1 klein “Não quero prosseguir esta encíclica sem invocar um modelo belo e motivador. Tomei o seu nome por guia e inspiração, no momento da minha eleição para Bispo de Roma. Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos. Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. Amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação generosa, o seu coração universal. Era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo. Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior.” (10)

O Papa Francisco mostra em LAUDATO SI que no Cântico do Sol a criação de Deus é apresentada como unidade universal. Todos os seres têm profundas ligações e dependem uns dos outros. Todos têm sua dignidade própria e merecem cuidado e atenção. É por isto que o Santo faz um convite geral a todas as criaturas, como se fossem seres dotados de inteligência: Sol e lua, animais e plantas, água e vento, louvai o Senhor!

Sempre que fizermos isto, vamos parar de dominar a natureza, já não a colocamos em perigo com nosso comportamento consumista. E só assim a Comunidade Internacional poderá afastar ainda a iminente catástrofe climática que ameaça o mundo. Esta é para nós a preciosa herança franciscana, e defendê-la é nosso dever.

 Com estes votos vos desejamos uma
 FELIZ FESTA DE SÃO FRANCISCO

Da parta do Time do CCFMC
Hadrian, Patrícia, Judith, Reginarda, Wolfgang e Andreas

Cântico do Sol
 

 

--

www.pt.ccfmc.net | contact | Facebook

--

Se você não deseja mais receber as nossas comunicações» desaderir aqui.