Algumas modalidades do CBCMF

A matéria, oferecida pelo curso, pode ser usada de vários modos. Serve como introdução à espiritualidade franciscana em noviciados e casas de formação, mas também como programa de formação permanente em qualquer um dos ramos da família franciscana.

Pode ser usado por pessoas que, anteriormente, não receberam uma formação elementar muito intensa, como também por pessoas que já absolveram outros estudos. O ponto mais importante é a modalidade como se utiliza o material. Em seguida, serão apresentadas várias maneiras que foram experimentadas nos anos passados e em países diferentes. Todo mundo é convidado a continuar a desenvolvê-las, a completar o material a partir de experiências próprias e a buscar novos caminhos.

- Seminários coletivos oferecidos à família franciscana em âmbito regional

Irmãs e irmãos que servem na mesma região, se encontram regularmente para estudar juntos uma determinada lição do CBCMF, aprofundando-a em pequenos grupos. A comunicação mútua entre todos não distrai do trabalho, mas é um elemento essencial do estilo de vida franciscana. Os encontros terminam com uma avaliação, a preparação do próximo encontro e uma celebração eucarística.

No intervalo entre dois encontros, é possível aprofundar a matéria tratada, transmitindo-a a outros membros da comunidade que não tiveram a oportunidade de participar do seminário.

Nos lugares onde este modo de usar o CBCMF é freqüente, costuma crescer o sentimento de pertença entre as várias congregações e ramos da Ordem. Acontece até o caso de o CBCMF servir de motivação para encaminhar o primeiro intercâmbio entre todos.

- Dias de recolhimento

Mensalmente, uma equipe é encarregada de preparar o dia de recolhimento da comunidade. Para este fim, escolhe o tema de uma das lições do CBCMF, oferecendo-o à reflexão pessoal dos participantes. Em seguida, pode haver uma discussão sobre o tema e seus efeitos na nossa vida. O dia termina com uma partilha sobre um trecho da Sagrada Escritura ou uma meditação a partir de uma imagem ou uma música.

- Retiros ou exercícios espirituais

Diversas vezes já foram organizados retiros espirituais a partir do programa oferecido pelo CBCMF. Para corresponder às necessidades dos respetivos grupos, será importante adaptá-lo. Retiros não são a mesma coisa que oficinas de trabalho ou semanas de estudo. Sobretudo, exige-se bastante tempo para a reflexão, a interiorização e a oração pessoal.

O mais importante não é a quantidade de matéria apresentada, nem a multiplicidade de temas, mas a interiorização de certos pontos-chave da espiritualidade franciscana. As lições 1, 4, 5, 6, 10, 11 e 12 se prestam especialmente bem para esta finalidade. Naturalmente, é sempre possível acrescentar temas de outras lições, conforme a necessidade dos retirantes e a situação que se lhes apresenta.

- Formação religiosa

O CBCMF se presta de modo especial para uma formação básica, administrada nos noviciados e juniorados das várias Ordens e ramos da família franciscana.

Para este fim, o CBCMF é oferecido em diversos países sob a forma de "curso por correspondência". Neste caso, necessita-se de uma equipe coordenadora que envia as lições, coordena o trabalho sistemático e dialoga como parceiro com os participantes.

Em alguns casos, oferecem-se certificados ou diplomas no fim do estudo completo do CBCMF; e estes diplomas qualificam, então, para assumir certas tarefas dentro da Igreja local.

- Semanas de estudo para aprofundar a espiritualidade franciscana

Recomendam-se semanas de estudo como instrumento válido de formação permanente para pessoas de qualquer idade. Durante estas semanas, os elementos preferidos são: palestras sobre os temas das lições, trabalho em grupos, painéis, conferências e trabalhos individuais.

- Uso do CBCMF na própria comunidade

Um dos modos mais produtivos é a ocupação com o Curso básico durante encontros semanais ou mensais na própria comunidade. A grande vantagem é que o respetivo grupo é livre para estudar um mesmo tema durante o tempo ou o número de encontros que desejar.

Em comunidades onde os irmãos ou as irmãs têm tarefas diferentes (em escolas ou colégios, na cura de almas, nos hospitais ou asilos, na administração e em serviços caseiros, etc.), a ocupação coletiva com o CBCMF é capaz de unir o grupo heterogêneo, frisando interesses comuns. Pois a comunicação não se faz a nível de trabalho profissional, que excluiria certas pessoas.

- Visitas regulares, capítulos provinciais ou gerais

Várias vezes já aconteceu que irmãs ou irmãos em cargo de responsabilidade, utilizaram as lições do CBCMF durante suas visitas às comunidades. Certos temas do CBCMF também já serviram durante capítulos provinciais ou gerais, para fundamentar ou aprofundar aspectos levando a uma nova orientação ou para determinar o posicionamento da província ou da Ordem inteira.

- Grupos ecumênicos

Muitas pessoas, sem serem católicos ou até mesmo cristãos, já ficaram impressionadas pelas personalidades de Francisco e Clara. Em conseqüência, aconteceu em vários países que se formaram grupos ecumênicos que trabalham com o CBCMF. Este programa, sendo internacional e intercultural, se presta para animar o diálogo não apenas entre cristãos, mas até com membros de outras culturas e religiões.